fbpx

BENEFÍCIOS DO PILATES PARA AS GESTANTES

Quando uma mulher engravida, as mudanças no corpo chegam rapidamente e essas mesmas mudanças constantemente causam algumas dores e desconforto. Além disso, há todo um movimento hormonal acontecendo no organismo da gestante que encontra-se em uma fase da vida repleta de emoções e coisas novas.

Image
O Pilates para gestantes irá trazer saúde, equilíbrio e conforto para a mulher grávida. Interessado em investir na prática e montar uma ótima aula? Saiba mais e conheça alguns exercícios recomendados para as novas mamães.

Como o Pilates para gestantes beneficia a mulher?

O Pilates não precisa de muitos ajustes para atender à gestante — o que acontece é uma preferência por exercícios que trabalham o assoalho pélvico, região que merece atenção por suportar todo o peso do bebê e por ser o centro do parto. Você pode investir também em alguns exercícios voltados para as costas e o quadril, que são focos comuns de dor ou incômodo durante o período gravidez.

E não é só durante a gestação que o Pilates ajuda. As técnicas de respiração que ensinam uma lenta inspiração e expiração, ajudam a acalmar a mãe durante as contrações e, também pode ajudar a aliviar as dores. Além disso, como mencionamos no parágrafo anterior, os exercícios para o assoalho pélvico também ajudam muito na hora de dar à luz.

Os cuidados necessários para uma prática saudável

Como os três primeiros meses são os mais sensíveis da gravidez, a gestante precisa tomar cuidado com qualquer tipo de exercício físico. Passado o primeiro trimestre, a gestante deve procurar um especialista que somente após uma avaliação pode liberá-la, ou não, para a prática do Pilates — e então, se houver necessidade, você poderá indicar quais exercícios não são indicados para o caso específico dela.
Não existem, necessariamente, exercícios de Pilates para gestantes “proibidos” , apenas alguns mais ou menos recomendados para algumas mulheres. Isso acontece devido ao desconforto que algumas posições podem causar em diferentes corpos com o exemplo de posições necessárias para os exercícios de abdominal ou elevação de quadril.

Recomendamos que as aulas sejam oferecidas às gestantes em uma frequência de duas ou três vezes por semana. A gestante pode praticar pilates tranquilamente até o oitavo mês, mas o que vai definir a hora de parar é o tamanho e o peso da barriga que, a essa altura, podem causar desconfortos maiores. Portanto, fique atento ao conforto da aluna e, também, se ela está apresentando muitas dificuldades com algum tipo de exercício.
Image
Alguns exercícios de Pilates recomendados para gestantes

Os exercícios de Pilates ideais para mulheres grávidas são os que fortalecem regiões sobrecarregadas pelo peso da barriga, como a região pélvica e as costas. Por isso, os aparelhos mais utilizados nas aulas costumam ser a bola suíça e o quadro de molas, que fortalecem as costas e os braços e trabalham o alinhamento do quadril.

O Pilates para gestantes é uma maneira eficiente e saudável de trazer mais conforto à mulher grávida, além de ser uma excelente forma de conduzi-la por esse período tão especial. Seguir essas dicas de exercício durante a gravidez é uma ótima maneira de se exercitar, assim como todo o esforço fará com que a gestante se sinta mais tranquila e relaxada na hora do parto.